UFSM marca retorno das aulas presenciais após casos suspeitos de rotavírus entre os estudantes
01/10/2024
Instituição de Santa Maria ficou sem atividades na segunda (30) e na terça-feira (1º). Universidade estima que 3 mil estudantes tenham apresentado sintomas. Prédio no campus da UFSM, em Santa Maria
Reprodução/RBS TV
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) marcou, para esta quarta-feira (2), a retomada das aulas e atividades administrativas presenciais na instituição. Casos em investigação de rotavírus entre os alunos haviam motivado a suspensão do expediente na segunda (30) e nesta terça-feira (1º).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Até agora, de acordo com a Secretaria da Saúde do município do Centro do estado, 292 pessoas procuraram unidades de saúde. Os casos suspeitos são contabilizados com base nos atendimentos e resultados de exames. Do total, três pessoas testaram positivo para a doença.
O número, contudo, pode ser maior. A UFSM estima que 3 mil estudantes, 20% do total da instituição, tenham suspeita de contaminação. A quantidade foi calculada a partir das informações prestadas pelos coordenadores de cursos de graduação. A universidade disponibilizou um questionário no site para ter mais detalhes de quem percebeu os sintomas.
A equipe epidemiológica da UFSM afirma que quem apresentou sintomas como náusea, vômito e/ou diarreia não pode transitar em espaços públicos. "Somente após 24 horas sem sintomas é seguro circular sem que haja transmissão do vírus", diz a universidade.
"Reiteramos a importância de práticas de higiene como a limpeza frequente das mãos, maçanetas, torneiras com sabão e/ou álcool gel. É necessário higiene pessoal redobrada após utilização de espaços coletivos como banheiros, lanchonetes e restaurantes", afirma a instituição.
O estudante que não puder acompanhar as atividades em razão dos sintomas deve abrir um processo de Regime de Exercícios Domiciliares. Já servidores devem apresentar atestado médico pelo SOUGOV até o quinto dia consecutivo do início do afastamento.
Restrições no RU
Em razão dos casos suspeitos, a UFSM limitou o acesso ao Restaurante Universitário (RU). A medida visa reduzir a circulação de pessoas e a utilização dos banheiros coletivos, contribuindo para a segurança da comunidade.
Na quarta, apenas estudantes da Casa do Estudante (CEU) poderão frequentar o espaço. Entre quinta (3) e sábado (5), o local estará disponível para estudantes com Benefício Socioeconômico (BSE). Já no domingo (6), o RU I tem atendimento normalizado para moradores da CEU.
O restaurante deve voltar a funcionar sem restrições na segunda-feira (7).
UFSM suspende as aulas
VÍDEOS: Tudo sobre o RS